29 de abr. de 2008

Publicitária, psiquiatra e antropóloga falam sobre a beleza

A ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing) reúne nesta terça-feira, 29, uma publicitária, uma psiquiatra e uma antropóloga para debater o tema ‘A Sedução da Beleza’. O ‘Bate-Papo Cabeça’ - que ocorre das 18h às 20h, no prédio 3 da Escola (Rua Guilherme Schell, 268) - é gratuito e tem entre as convidadas a publicitária Mariana Verçoza, executiva de planejamento da agência Escala; a psiquiatra Maria Angélica Nunes, professora de pós-graduação em Epidemiologia da Ufrgs; e a antropóloga e jornalista Janie Pacheco, professora na ESPM.
De acordo com o professor de Filosofia, Estética e Cultura e Assuntos Emergentes da escola, Antônio Henriques, em um momento no qual, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU) em dados divulgados no ano passado, o Brasil é líder mundial por habitante de uso de medicamentos para emagrecer – os chamados anorexígenos –, o evento visa levantar o debate sobre o mercado da beleza. “O tema é instigante, a formação das convidadas é diversificada e promete enriquecer o Bate-Papo”, disse Henriques. Para ele, será uma boa oportunidade “para falarmos sobre auto-imagem, o lado mais subjetivo das questões que envolvem os padrões de beleza. Abordaremos assuntos globais, como o corpo é visto na sociedade pós-moderna, modelos de vida e comportamento e a busca e a exaltação da beleza física”.

24 de abr. de 2008

Claudia Leitte desfila em evento de "mulheres normais"



A Rosa Chá apresentou sua coleção outono-inverno 2008 nesta quarta-feira, na Casa de Portugal, em São Paulo. O desfile foi fruto da parceria com a Dove e o resultado pôde ser conferido na passarela: mulheres reais se misturaram às modelos para promover a campanha da Real Beleza. A cantora Claudia Leitte foi escolhida como uma das representantes da "mulher nornal". » Veja mais fotos deClaudia Leitte » Escolha a roupa certapara seu tipo de corpo No backstage, a cantora comentou sua participação momentos antes de desfilar: "Sou o tipo de pessoa muito real, pois sou leal aos meus anseios."Além dela, outras famosas que fogem do biótipo "altas e magérrimas" foram encarregadas pela Rosa Chá para mostrar os diferentes tipos de beleza nacional. Fernanda Young levou ao público sua descontração, ao lado da professora de ioga Lygia Lemos, da atriz Thalma de Freitas e da fotógrafa Bibi Linhares.A primeira personalidade a aparecer na passarela foi Fernanda Montenegro, que falou um pouco sobre a fonte inspiradora da nova linha - o bicentenário da chegada da família real ao País. Por isso, a princesa Paola de Orleans e Bragança abriu o desfile da coleção intitulada "Império sem fronteiras".Mulheres reaisA Rosa Chá e a Dove organizaram um cast especial para ampliar o conceito da real beleza. Por meses, as empresas procuraram nas ruas mulheres que representassem a diversidade brasileira.Como resultado dessa seleção, a grife levou à passarela pessoas não ligadas ao universo fashion: uma arquiteta, uma veterinária, uma personal trainer, uma publicitária e uma dona-de-casa, entre outras.Roberta Toledo, 31 anos, deixou a rotina de personal trainer para virar modelo por um dia. Ela acredita ter sido uma das escolhidas por ser natural. "Essa é a oportunidade de ser eu mesma na passarela", disse. Apesar de não rechaçar a idéia de virar modelo, Roberta afirma que só aceitaria trabalhos desde que não interferissem na sua vida profissional. "Tenho uma vida profissional bastante consolidada", explica.Vanessa Raulickis, 27 anos, disse ser dona-de-casa por opção. "Sou casada e tenho uma filha de três anos. Amo ser mãe e dona-de-casa, não trocaria minha vida por nada", afirma. Segundo ela, a beleza está relacionada ao fato de as pessoas se aceitarem e gostarem de como são. "Eu me acho linda", comentou.As modelos profissionais aprovaram a iniciativa e disseram não se importar em dividir a passarela. "Acho o máximo esta idéia da real beleza, porque as mulheres têm que se sentir bonitas mesmo quando o mundo da moda mostra um tipo de mulher alta, magra e branca", disse a modelo Seidl.Personalidades reaisO estilista Amir Slama convidou algumas famosas que foram denominadas como "personalidades reais". A atriz Thalma de Freitas foi uma delas.Aos 34 anos e com 1,68m, Thalma disse que enfrentou problemas quando tentou trabalhar como modelo ainda na adolescência. "Na época, me faltavam 10 cm e sobravam 10 kg. Foi aí que percebi que teria de vencer pelo meu talento", disse.Contudo, a atriz afirmou que sempre teve a certeza de que ainda representaria a beleza brasileira. "Sabia que quando houvesse um desfile de mulheres reais eu seria selecionada."ParceriaTanto a Dove quanto a Rosa Chá pretendem disseminar o conceito da real beleza e valorizar a diversidade. Dessa vontade em comum nasceu a parceria que promete perdurar.
Amir Slama, estilista da Rosa Chá, explica o processo criativo da sua marca. "Quando faço uma coleção imagino uma mulher longilínea, de pernas alongadas e com busto. Depois, trabalho com uma variação dos tamanhos e modelos", diz.A gerente de marketing da Dove, Daniela Cachich, afirmou que a Rosa Chá e a empresa de produtos de beleza têm um objetivo em comum. "A grife procura promover a diversidade em uma moda inclusiva", afirma. "Queremos ampliar o conceito da real beleza."
Redação Terra

23 de abr. de 2008

Forever Young!


GENTE,

ESTOU ESCREVENDO UMA COLUNA DE MODA E MÚSICA NO SITE DA LEVIS - http://www.levismusic.com.br/ - AÍ, UMA DAS COLUNISTAS, É A TALENTOSA MÔNICA FIGUEIREDO. É UMA HONRA PRA MIM ESTAR AO LADO DELA, AFINAL A MULHER ESCREVE BEM DE MAIS... A DESSA SEMANA É SOBRE CAZUZA E RITA LEE... MAS COMEÇA ABORDANDO UM TEMA QUE É A CARA DO DE DENTRO...

OLHA SÓ:


"Eu queria escrever sobre o Cazuza. Fora as saudades crônicas que tenho, teve o lance dele ter feito 50 anos de nascido agora, no dia 4. Minha turma total, somos da mesma geração. Queria aproveitar tudo isso e falar sobre fazer 50 anos. Que a gente pode fazer 50 anos à vontade, que não tem problema nenhum. É bom.
Pelo simples motivo de que é bom amadurecer. É bom crescer. A gente batalha tanto pra mudar, lê, faz análise, tem crise, ama, odeia, conversa, discute, briga, vê filme, chora e vive e aí de repente quer ficar jovem pra sempre? No mínimo, é incoerente. Pois é. Eu não quero ficar jovem pra sempre. Fiz 50 e adorei. Sem crise. Cheguei à conclusão de que minhas crises são mais criativas do que crise de idade. Acho que o Cazuza também não ia estar nem aí para os 50. Pelo menos não para o “peso” dos 50. Como diz o Caetano, a única parte chata é ter que usar óculos. Mas já estou me divertindo escolhendo armações bonitas e coloridas e me adaptei superbem à lente que vê aqui perto, ali longe, tudo ao mesmo tempo. Que papo é esse, de velhice num site “jovem”? Eu avisei... Acho que na outra coluna esse assunto já foi devidamente resolvido, certo?


BOM NÉ? ALIÁS, A RITA É OUTRA QUE NÃO TÁ NEM AÍ PARA AS MARCAS DO TEMPO! TÁ VIVA E ÓTIMA COMO SEMPRE!

PASSA LÁ E LÊ O RESTO! BEIJOS

21 de abr. de 2008

CHINELO NOVO PRO PÉ TORTO


Sei que já faz tempo... mas confesso me passei!
Enfim... Encontrei esta foto no blog da Claudia Gimenez... nem preciso dizer, né? Tô achando o máximo tudo isso! Tem gosto pra tudo sim!
Olha o que o povo tá comentando:
"Olá claudinha fico feliz por vcs dois estarem juntos isso mostra que boniteza nao é tudo nao é falando que vc nao é bonita o que falo que nao precisa ter bumbum grande ou pernao coxao ou coisas assim o amor nao importa o importante meso é o amor verdadeiro.entao seja muintos feliz de uma fã sua beijocas."

"lLidia Regina Monteiro Sampaio : Oi Bebê!Vc tá feliz?É o que importa.Fico feliz por o seu coraçãozinho estar enamorado.Poxa...é tão bom ver uma gordinha feliz e não ser ridicularizada por ser diferente e por estar bem e feliz...Sei como é isso,e me alegro com seu sucesso profissional e por seu coraçãozinho enamorado.Fique com Deus.Beijos.Saúde.Tchau.Fui. "
ADOROOOOOOOO! BEIJOS

Orgulho da raça


Olha, confesso: sempre tive uma inveja branca das negras e mulatas. Trocadílhos à parte, acho que elas são sensacionais. Pele incrível e uma sensualidade além da conta. Aí, recebi esta matéria da minha amiga Lu escrita pela querida Vera Fiore do Estadão. Super bacana...

Beleza brasileira, negra e mulata, encanta músicos e poetas e se destaca soberana dos demais padrões estéticos
Cearense Ticiana abusa dos tons escuros na boca e ajeita o cabelo sozinhaSÃO PAULO - Morenas, negras e mulatas, como as musas inspiradoras de Di Cavalcanti, em nenhuma época desfrutaram de tamanha liberdade de escolha para valorizar o tipo físico. Se, tempos atrás, clarear o cabelo era algo impensável, assim como assumir os cachos, hoje vale tudo: cabelos naturais no estilo black power, à moda da ativista negra Angela Davis, soltos e longos, repicados, com dreadlocks, tranças ou lisos à base de relaxamento, chapinha ou escova. Segundo recente pesquisa divulgada pela L'Óreal, durante o lançamento de um novo tratamento para cabelos cacheados, o Force Relax, em um país multi- étnico como o Brasil, 23 milhões das mulheres têm cabelos cacheados, crespos ou muito crespos. E a estimativa é de que 2 milhões de brasileiras façam tratamento nos salões. Foi uma necessidade pessoal - o sonho de ter cabelos sedosos, cacheados e com balanço - que levou Heloisa Helena Assis, ou simplesmente Zica, à criação de um produto com tecnologia 100% nacional, o Super-Relaxante. Ex-empregada doméstica e hoje empreendedora de sucesso, Zica conta que sofria com seu cabelo rebelde e black power. "Nos anos 90, não havia a tecnologia de hoje. Quando chegava ao salão, sempre sugeriam pastas e outros métodos de alisamento." Zica, então, freqüentou um curso de cabeleireiros, testou matérias-primas por dez anos, até que chegou à formula que fez a sua alegria e a de 43 mil clientes que atende mensalmente em seus salões no Rio e Espírito Santo. À frente da Cor Brasil, fábrica de cosméticos, e da rede de salões Beleza Natural, tornou-se uma referência em cabelos crespos e cacheados.Moda e tendênciasPara quem gosta de tranças, alongamentos e dreadlocks, a dica é conferir o trabalho de Chris Oliveira, da Cia. das Tranças. - Há muita gente que usa tranças ainda, mas dreadlocks é o que mais fazemos. Propõem um visual moderno e despojado. Quem procura esse estilo de cabelo é a mulher descolada, independentemente da profissão. Atendemos universitárias, jornalistas, produtoras de eventos, advogadas... Isto prova que o visual não implica na competência. Há quatro tipos de dreadlocks. No de lã, o cabelo é trançado com lã e, depois, coberto com mais tecido para formar os "tubos". Os dreads sintéticos seguem o mesmo jeito, só que levam fios sintéticos. Os feitos com cera de mel de abelha, definitivos, só saem quando se corta o cabelo. Segundo Chris, estão praticamente em extinção e só são feitos quando o cliente prefere esse tipo. A novidade é o dread de agulha de crochê, uma técnica relativamente nova, na qual o cabelo é separado em mechas, embaraçado e tecido como se fosse um crochê. "Fica muito bom e a finalização é impecável." Se forem observados os cuidados com a lavagem dos cabelos, os penteados duram até três meses. A manutenção varia de 15 dias a um mês e meio. "O ideal é que o cabelo seja lavado com a ponta dos dedos, no máximo duas vezes por semana. O uso de condicionador ou creme para pentear não é indicado, pois estes produtos podem ajudar a desmanchar as tranças. Recomendo sempre um tônico capilar, o Tricofort, que limpa o couro cabeludo."Uma dúvida é se cabelos tingidos e com química (alisamento, relaxamento) podem ser submetidos a tais penteados:- É possível fazer tranças e dreads em cabelos quimicamente tratados. O ideal é que haja um intervalo de pelo menos três meses a partir da aplicação do produto, para evitar que os fios se quebrem, pois a química tende a deixar a raiz mais fraca, inclusive no caso dos cabelos étnicos. Tenho muitas clientes que aderiram às tranças para que o cabelo descanse.Já as tranças grossas, como as usadas pela cantora Paula Lima, são feitas com até um quilo de cabelo sintético (kanecalon). "Separamos uma média de 40 mechas, unimos de uma forma bem firme o cabelo sintético ao verdadeiro, e trançamos, observando sempre a quantidade, para que fiquem da mesma espessura. Finalizamos, amarrando lástex e cortando a ponta reta para dar melhor acabamento." No caso de tranças soltas, estas duram de dois a três meses; já as grudadinhas na raiz, de 10 a 15 dias. Como dicas, se tiver o rosto arredondado, evite tranças partidas ao meio, prefira as de lado; se o rosto for fino e comprido, use tranças mais soltas, evitando prender para o alto; e se for baixinha, evite tranças muito longas. Se quiser variar o look, as tranças de lã vão ser a moda deste inverno. As trancinhas rasteiras presas em rabo de cavalo são bem femininas e podem ser trançadas com acessórios.O cabeleireiro Wilson Eliodório, do salão We Angel - responsável pelo look crespo e curtinho exibido durante um ano pela atriz Taís Araújo -, observa que, quando se fala em pele negra, há nuances, que vão dos tons morenos acobreados, oliva, chocolate ao negro retinto. "Sabendo equilibrar o tom de pele, tipo físico e textura do cabelo - que, em geral, é frágil -, não há limite para mudar o visual, como faz a loiríssima rapper Eve." Os cabelos étnicos podem ser do tipo molinha (como os de Ana Paula Arósio), carapinha (black power, que tem os fios muito finos) ou em ondas (cacheados de vários tipos). O maquiador Duda Molinos lembra que a pele negra, em geral, é boa e tem um viço próprio da raça. Justamente por isso, não se deve usar coberturas pesadas, que apaguem essa luminosidade natural. "No máximo, uma base fluida, fininha e usada apenas em alguns pontos, como centro da testa, base do nariz e queixo. Importante não esquecer o filtro solar." Observa ainda que, apesar da população negra ser a maioria, são raras as linhas de maquiagem específicas para esse tipo de pele. "Só mesmo testando produtos e tons que se fundam à pele." Já a maquiagem dos olhos, diz ele, tem a ver mais com a personalidade. "Cereja, vinho e tons minerais, como cinza metálico, ouro e marrom acobreado, ficam lindos. Deve-se fugir de contrastes, como pérola ou prata. Nas maçãs, indico blush uva ou cereja", acrescenta. Nos lábios, uma opção é passar um gloss ou batons de cores fechadas, como vinho ou marrom escuro.PráticaAlta, esguia, a cearense Ticiana Vieira Carneiro se movimenta com gestos elegantes e graciosos entre as mesas do restaurante Brasil a Gosto. Ela é uma das atendentes e se destaca por seu estilo. Já trabalhou como modelo e, por causa da profissão, aprendeu todos os macetes para estar sempre bem arrumada em segundos. O cabelo, que um dia já foi bem comprido, hoje está curtinho e eriçado para o alto. "Quem fez o corte foi o cabeleireiro Mauro Freire e, há sete anos, venho mantendo assim. Eu mesma aparo e ajeito." A praticidade também se aplica à maquiagem. "Gosto de passar um pouco de blush, rímel e brilho labial. À noite, uso um batom escuro, puxando para o marrom ou vinho."Liberdade O porte é de rainha. Com 1,86 metro de altura, corpo esguio e encantadora covinha quando ri, a cantora Luciana Mello assumiu os cabelos crespos depois de sete anos usando tranças. "Na rua, meninos e meninas me param para falar que também aderiram ao estilo natural. É só lavar e pronto, um grito de liberdade!" Quando era adolescente, implicava com o cabelo e acabava prendendo. Quando começou a cantar, as tranças bem elaboradas eram sua marca registrada. "Fazia as tranças com o Flávio Feitosa", conta, referindo-se ao salão de cabelo afro que fica na Galeria Metrópole, no centro da cidade.Para cuidar dos cabelos finos e com volume, faz hidratação em casa e no salão. Sempre na estrada para se apresentar em shows, não dispõe de tempo para freqüentar academias. "Sempre gostei de dança e de esportes como vôlei, basquete, handball. Atualmente tenho aulas de quick box com o treinador Luciano Basile e, apesar da dificuldade de conciliar horários e agenda, ele conseguiu criar um esquema flexível, pelo qual posso praticar de acordo com meus horários."O rosto, impecável, recebe os cuidados da esteticista Roseli Siqueira. "Uma característica da pele negra é a oleosidade. Para prevenir, lavo o rosto com sabonete especial." Com uma maquiagem suave para as fotos (gloss, sombra clara cintilante e rímel), Luciana conta que, no dia-a-dia, dispensa pintura. Mas tem um cuidado especial com as sobrancelhas, cujo desenho harmonioso é assinado por Sergio Paulo, profissional do salão Jacques Janine do Shopping Eldorado. Cuidar-se, de uma maneira geral, mas sem exageros, faz parte de sua filosofia de vida. "Essa obsessão de querer emprestar traços, como nariz ou boca iguais aos de fulana, e uma permanente insatisfação com a imagem que vê no espelho, é algo triste e vazio."

Loiríssima

Que nenhum engraçadinho se atreva a mexer com Leilah Moreno. A atriz e cantora de Antonia, seriado e filme de Tata Amaral, é praticante de judô e kung fu desde pequena. A paixão pela artes marciais está até no seu quarto, decorado com motivos orientais. Quando chegou ao estúdio fotográfico, de jeans e agasalho, Leilah passou despercebida, como uma garota qualquer. Quarenta minutos depois, apareceu na versão pop star. Para onde vai, leva sua mega nécessaire com tudo o que precisa para se maquiar e ajeitar os cabelos sozinha. É só entrar no site da moça para ver as transformações. Já foi loira de cabelos lisos até o meio das costas, morena e, no momento, está loira com a raiz escura. "Não acostumo mais com o cabelo escuro." Com tantas mudanças, os cabelos, que são muito finos, acabam ficando fragilizados. "Faço um tratamento na raiz com ampolas especiais." Descolada, assume a própria maquiagem - "fiz até um curso" -, valorizando o tom da pele com tons dourados e acobreados, e um pouco de gloss rosinha nos lábios.

Diva
No elenco da novela Duas Caras, a atriz Cris Vianna faz o papel de Sabrina, a empregada doméstica que enlouquece o advogado grã-fino Barretinho. Lindíssima, lembra a cantora Diana Ross quando jovem, na fase do trio The Supremes. Em cena, o porte elegante chama atenção. "Comecei como modelo e faço balé clássico há três anos."Se é vaidosa? "Já cheguei atrasada em festa, sim", brinca. Com cabelos finos e ressecados, faz hidratação em casa. Atualmente de cabelos longos, alterna escova e baby liss. Visita a dermatologista a cada três meses e controla a oleosidade da pele com um sabonete da marca La Poche Posay. Aproveita o convívio com os maquiadores para anotar dicas e marcas de produtos de que gosta."Na maquiagem, sou 8 ou 80. Bem natural ou, dependendo da ocasião, destaco os olhos ou a boca. Gosto dos produtos da MAC e da Kryolan." No dia a dia, não abre mão do rímel e do hidratante labial. Perfumes são seu ponto fraco. "Se entrar numa loja e pegar uma boa vendedora pela frente, estou perdida", brinca.
Superbonitas
Eleita pela revista People espanhola como um dos 50 rostos mais bonitos do planeta, a atriz e futura jornalista Taís Araújo divide sua atuação em novelas, filmes e teatro com o trabalho de apresentadora do Superbonita, programa do canal GNT, quando aproveita as dicas de beleza dos entrevistados. Depois de ter interpretado uma perua loira na novela Cobras e Lagartos, a atriz está irreconhecível de cabelo liso, preto e chanel. "Já estou gravando a nova novela das oito", conta. O look é bem diferente, mas Taís garante que já se acostumou. "Em função dos personagens de novelas, a gente muda sempre. Depois que acaba a gravação, a vida continua."Adepta da beleza natural, usa apenas rímel e blush durante o dia, e não dispensa um filtro solar. Na novela Duas Caras, a atriz Adriana Alves interpreta uma condessa. Para compor um look sofisticado, mudou radicalmente o look, usando cabelos longos, escuros e bem lisos. Na vida real, as madeixas são curtas e com cachos. "Faço hidratação e escolho bons produtos, como condicionadores, xampus e finalizadores", revela. Adriana, que foi destaque na escola de samba Pérola Negra, não descuida das curvas generosas que Deus lhe deu. "Pratico exercícios aeróbicos, além de drenagem linfática e massagem modeladora." Com o rosto, não é diferente. "Não durmo sem tirar a maquiagem e não abro mão do bloqueador solar tonalizante Solectiv."

18 de abr. de 2008

Unilever leva "Ugly Betty" para a China


Esta matéria foi enviada pela minha amiga Luciana Stein. Antenadíssima lLuca sabe tudo de Tendência e antropologia.... Thanx! Segue:
A iniciativa liga a personagem principal da série, que será transmitida na China a partir de setembro, à campanha pela beleza real feita pela Dove para promover diversos produtos
A Unilever patrocina a versão chinesa da produção mexicana "Betty, a feia", que ganhou uma popular adaptação nos Estados Unidos conhecida como "Ugly Betty". A série passará a ser transmitida na China a partir de setembro.
Conforme publicado pelo AdvertisingAge, o acordo - que configura-se como o maior fechado pela empresa no país - é fruto da associação da Unilever com a Hunan Satellite Television, a Beijing Nesound International e a Media and MindShare Performance para promover o Dove Shower Cream, uma versão do xampu Clear e o produto Lipton Milk Tea durante os episódios da série.
A iniciativa é parte da campanha pela beleza real da Dove - que exalta mulheres que se sentem bem com seus próprios atributos, sem se prenderem a estereótipos - e tem o objetivo de rejuvenescer e dar força à marca na China.
É gurias... a bandeira da democratização da beleza está se espalhando!

E toda semana, retoque!


Esta foto aí de cima estava estampada em uma matéria na capa do Terra hoje. A reportagem, sobre o ensaio fotográfico que Júlia Almeida, de 25 anos, fez de biquíni para a edição deste mês da revista Corpo a Corpo, me deixou de cabelo em pé. Vejam bem, acho Júlia fofa, com jeito de ser tri querida mesmo... Só que achei uó!

As fotos foram feitas em virtude do emagrecimento da atriz. : ela aparece seis quilos mais magra no editorial. Mas se vocês olharem bem, é tanto photoshop que fica até constrangedor. Não é possível que ela tenha concordado com isso... Lembram o post sobre a regulamentação do uso de ferramentas de manipulação de imagem na Europa? Pois é! Como é que no Brasil ninguém faz nada a respeito disso? Será que as mulheres que comprarem esta revista não vão se sentir umas palhaças vendo tais fotos? Ou será que elas vão achar que a dieta que a Júlia fez deixou o corpo dela assim lindo, escultural e tão perfeito, seja normal? Por via das dúvidas, ainda acho que os editores deveriam pegar leve nesse tipo de publicação. A menina parece um andróide. Uma boneca, uma mentira que chega agredir os olhos de quem vê.

A Júlia é ótima, não precisava disso!

Quem quiser seguir as dicas de Julia Almeida para emagrecer até pode, agora ficar com o corpo da imagem aí de baixo, ah... isso eu duvido! Até porque, seria impossível uma vez que a imagem em questão não corresponde a imagem real da atriz, que como todo mundo sabe, possui uma marca no pescoço super grande. E essa marca, acho que ela não deveria tirar com ajuda do computador jamais. Até entendo... mas não concordo.

Segue texto do Terra:
A atriz, que interpreta a Fernanda na novela Duas Caras, passou três anos em Nova York estudando, perdeu peso e voltou bem diferente da menina que era quando deixou o Brasil.
"Antes, fazia papéis de menininha porque era uma. Agora não, virei mulher. Isso ninguém tinha percebido", afirma ela.
Além dos cuidados com o corpo para manter a forma, Júlia faz tratamento para amenizar as marcas de nascença que tem no pescoço e nos braços. Ela já passou por algumas cirurgias para retirar as marcas, mas não se incomoda com elas.
"Infelizmente, o corpo é meu instrumento de trabalho e tenho que estar com ele em ordem. Só quero que os sinais fiquem neutros com um pouco de corretivo, a ponto de passarem desapercebidos nos vídeos e nas fotos", explica.

Bem, acho que o tal "corretivo" foi usado em demasia...
Enfim, se eu pudesse deixar uma mensagem pra ela seria:
"Você é ótima e única, seja feliz como você é. Nenhuma mulher precisa ser modificada assim. Assuma suas marcas, elas correspondam à sua identidade. As cicatrizes do seu corpo estão aí para garantir a sua existência e provar que você é única, linda do seu jeito e não multiplicável como uma imagem de computador!"

17 de abr. de 2008

Onde isso vai parar?



Gurias, pelo amor de Deus!!! Daria para alguém me explicar o que é isso?
Eu sinceramente não consigo entender uma pessoa colocar uma prótese de silicone deste tamanho... Como assim? O pior de tudo é que os peitos desta modelo inglesa desmiolada, que atende pelo nome de Jodie Marsh, já eram de um tamanho ótemo. Olha como era antes:



Concordam?
Aí, a criatura paga este papelão, inacreditável, em um bar em Londres ontem à noite!
Fico aqui pensando...
De quem é a culpa?
Quais são as referências estéticas na nossa sociedade que fazem uma garota naturalmente bonita cometer essa atrocidade com o próprio corpo?
Quem disse que assim, peitudaça, ela ficaria mais bela?
Quem incentiva tal comportamento nas mulheres de hoje?
Não acredito que a mídia seja culpada desses desastres...
Na boa, achei horrível. Prefiro a antiga Jodie, a essa peituda desproporcional e maluca.

Segundo declarou a imprensa britânica, ela colocou esta prótese gigante para se sentir bem com ela mesma, mais segura e confiante... Ah, tá!!??
Tá certo que a gente prega a democartização da beleza aqui no blog... Mas assim, já é de mais!
Bah! bege!

Dove & Rosa Chá



INVERNO 2008 - A Rosa Chá desfila pós-temporadas nacionais e internacionais sua coleção de inverno 2008, em evento que comemora o bicentenário da chegada da Família Real Portuguesa ao Brasil, na quarta (23.04), na Casa de Portugal.
Amir Slama, que apresenta suas coleções de verão na semana de moda de NY, promove ação com a marca de sabonetes Dove na "campanha pela real beleza" e usa casting que "mostra a diversidade da mulher brasileira na passarela".
Às 20h30 é previsto um coquetel, seguido pelo desfile em si na Casa de Portugal, à av. da Liberdade, 602. 16.04.2008 (A.V.)



Esta notícia estava no site da Érica Palomino... Até que enfim... uma marca de roupas, brasileira e bacana se deu conta de focar a sua estratégia de mkt na beleza real. Pôxa! Como é que ninguém pensou nisso antes???? Ameiii! Aliás adoraria fazer parte deste casting. Já desfilei uma vez na SPFW para a Zapping e adorei. Era um desfile de gordinhas. E porque não? A gente pode ser o que a gente quiser...


E tem mais, quer saber os detalhes? Então te joga...







Dove e Rosa Chá se unem para promover suas marcas


Lilian Cunha



A Unilever, fabricante do sabonete e da linha de produtos de higiene e beleza Dove, lançou mundialmente em 2004 a "Campanha para a Real Beleza". A idéia era chamar a atenção para a beleza da mulher comum e evitar o foco sobre a perfeição inatingível das modelos de capa de revista. A idéia aproximou a marca das consumidoras e gerou um crescimento de vendas, que pulou para a casa dos dois dígitos assim que as primeiras gordinhas e baixinhas apareceram na mídia. A repercussão da campanha atraiu a atenção do setor de moda. "Muitas marcas de roupas já quiseram fazer parceria com a Dove", diz a gerente de marketing da linha, Daniela Cachich. "Como nenhuma dessas grifes tinha a ver com a filosofia de Dove, rejeitamos todas", lembra a executiva. Mas em janeiro a Dove cedeu. Depois de uma negociação que começou há pouco mais de três meses, a marca anuncia uma parceria com a grife do estilista Amir Slama, a Rosa Chá.
"A Rosa Chá trabalha com esse conceito de mulher de verdade já há muito anos", diz Slama.




Segundo ele, na Rosa Chá há tanto os números bem pequenos como também os extra-grandes. "Não fazemos roupa só para altas e magras", diz a gerente de marketing Diana Fang.
Partilhando do mesmo conceito, as duas marcas realizam no dia 23 um desfile em São Paulo com a nova coleção da grife exibida por 30 mulheres comuns, escolhidas nas ruas da capital paulista. "Estamos planejando várias ações deste tipo em conjunto", diz Daniela Cachich. Uma dessas idéias já entra em prática agora: a distribuição para os convidados do desfile de uma peça de roupa da Rosa Chá adornada com um pingente com a forma da pomba, logo de Dove. Já nas lojas, as roupas compradas pelas clientes serão embaladas em uma bolsinha de tecido com o logo dos sabonetes, além do da Rosa Chá.


Para Amir Slama, a parceria é interessante pois o conceito de beleza diversificada ajuda a grife a mostrar que também é diversa. "Mostramos que a Rosa Chá tem, além de biquínis, roupas, calçados e acessórios para uma consumidora de qualquer tipo físico", diz o estilista. Já a Dove ganha absorvendo o glamour da Rosa Chá, uma grife direcionada a um público de alto poder aquisitivo. Embora as duas empresas se recusem a falar em meta de vendas, é certo que as duas partes esperam ganhar mercado.

Evento Bacana



No dia 13 de maio, a Revista Seleções realiza em São Paulo o evento "Um Novo Olhar sobre a Vaidade". Sete painéis - A Vaidade e sua Abordagem Sociológica, Cabelo, Maquiagem, Rosto, Corpo, Alimentação e Moda - reunirão profissionais do mercado do culto ao corpo com objetivo de possibilitar a compreensão do fenômeno da vaidade.


A Dove e O Boticário já acertaram patrocínio ao seminário, que ainda tem outras duas cotas disponíveis. As marcas têm ainda a oportunidade de realizar ações no almoço e nos coffe-breaks previstos no evento.


Os valores das cotas não foram revelados.O seminário é gratuito e aberto ao público. As inscrições podem ser feitas por meio do site do evento. Glória Kalil, Márcia Tiburi, Celso Kamura, Lígia Kogos, Fernando Torquatto, Lucília Diniz, Sônia Biondo e Célia Pardi participarão dos painéis.

NOVA CAMPANHA DA RENNER REVELA A RIQUEZA E A DIVERSIDADE DO UNIVERSO FEMININO


Olha, ainda bem que é cada vez comum a gente encontrar empresas que valorizam a identidade e a individualidade de seus clientes. A Renner acertou mais uma vez. A Escala está de parabéns!ADORO!

Campanha institucional usa situações do dia-a-dia para questionar o clichê "mulher é tudo igual"A nova campanha institucional da Lojas Renner já está no ar, em rede nacional. Composta por 10 filmes de 30" que serão veiculados em diferentes momentos e regiões ao longo de 2008, a campanha mostra os mais variados comportamentos das mulheres diante de situações específicas do dia-a-dia.Os filmes colocam o clichê "mulher é tudo igual" em cheque ao mostrar o contraponto de diferentes depoimentos de mulheres de todo Brasil. Quando o tema é o tempo que demoram para se arrumar, por exemplo, uma declara que monta um "look" em 15 minutos, enquanto outra assume que passa horas só para alisar o cabelo. Uma delas revela que se veste para "matar as mulheres de inveja" e, a outra, para se sentir "ela mesma". Em relação à preferência por sapatos, uma diz que vai de salto até para a academia, enquanto a outra é adepta das rasteirinhas.A diversidade está presente também no elenco que usa mulheres de variados tipos, estilos de vida e sotaques, refletindo a presença da rede, atualmente com 96 lojas, nas cinco regiões do país.Com tom natural e verdadeiro, as mulheres são retratadas em momentos do seu dia-a-dia - no quarto, dirigindo o carro, na cozinha e fazendo compras - em sintonia com a proposta da Renner de ser a loja cúmplice da mulher moderna. "A Renner entende que cada mulher é única e quer ser respeitada nas suas escolhas individuais, no seu estilo de de viver", comenta a gerente geral de propaganda e promoções de Lojas Renner, Luciane Franciscone. Para reforçar a entrada da campanha no ar, serão utilizados espaços de 60". Nos primeiros 30" que antecedem os comerciais, um locutor explica que "tem homem que acha que mulher é tudo igual" e esclarece que "estes caras não entendem nada de mulher", concluindo então que "homem é que é tudo igual: gosta mesmo é de mulher de verdade". A campanha, desenvolvida pela agência Escala, foi produzida pela Conspiração Filmes, e tem a direção de Carolina Jabor. Os três filmes que dão início à campanha são "Abre-Alas", "Horas" e "Sapatos".

Ficha TécnicaCliente: Lojas Renner
Agência: Escala
Título (comerciais em veiculação): "Abre-alas", "Horas" e "Sapatos"Duração: 30"
Redator: Paula Taitelbaum, Magali Moraes e Eduardo Axelrud
Diretor de Arte: Paola Barbieri
Diretor de Criação: Magali Moraes, Alessandro Jacoby e Eduardo Axelrud
Produtora Filme: Conspiração
Diretor: Carolina Jabor
Produtora Áudio: Voicez
Atendimento: Cristina Francioni , Luciana Grazziotin e Adriane Kampff
Produção Eletrônica: Quequéia Oliveira

9 de abr. de 2008

Lentes emagrecedoras


Acredita em cromoterapia? Parece que os japoneses são grandes adeptos: uma empresa chamada Yumetai desenvolveu lentes para óculos escuros que inibem o apetite. Juro!

Isso acontece porque as lentes azuis “acalmam” a área responsável pelo apetite no cérebro. Olha como a comida fica horrível com a lente azul... Não dá a menor vontade de traçar...

Além disso, a lente também bloqueia os raios vermelhos que tendem a fazer com que a gente coma demais. Todos os tons vermelhos abrem o apetite, assim como os amarelos.
Compre o seu!
via Y&R

8 de abr. de 2008

As loucuras que as mulheres fazem...

Duas mulheres.
Uma ficou doente por querer se espelhar em padrões irreais de beleza. A outra, que dita e serve de espelho para as tais regras da beleza, trabalha duro para se manter no topo.

J.Lo, a famosa, que inspira milhares de outras mulheres acabou de ter gêmios. Normal engordar um pouco e passar um tempinho fora de forma e curtindo as crianças, certo?

Não no caso dela. J.Lo está totalmente neurótica e obcecada pela perda de peso. Para tanto, contratou um time de nutricionistas e personal trainers e malha, 7 dias por semana, 3 horas por dia. Acorda diariamente ás 4h da manhã para a maratona, que é uma mistura de exercícios aeróbicos como pilates. Quanto a alimentação, segue uma dieta de 1400 calorias por dia e baniu os carboidratos. Resultado: já perdeu muito peso desde que começo o tal programa em Fevereiro ...

Já a outra, Lauren Bailey, é desconhecida e começou a perder peso drasticamente na adolescência. Olha que horror! Chegou a pesar 30kg e caminhar 12 horas por dia pela rua ... não conseguia mais ficar parada com medo de engordar. Hoje, recuperada, culpa a puberdade antecipada - desenvolveu-se mais cedo que as outras crianças, sendo assim parecia maior - e a projeção nos corpos das celebridades e das modelos como os grandes vilões de sua anorexia, depressão e distúrbios compulsivos obsessivos.

Olhando assim, ela ainda não está no auge de sua forma, é claro. Como todo mundo sabe, a diva latina não faz o tipo mignon.

J.Lo, trabalha com a imagem... Ela é o que é, não é a toa! As Estrelas de hoje não podem se dar ao luxo de engordar, de mudar de corpo, de perder a forma.... e até mesmo de serem mulheres normais. Triste... complicado! Será que os fãs não achariam bacana um outro lado dela? Mais normal, natural? Tem que ser assim, de plástico?

Enfim, ainda bem Lauren está recuperada. Distante do passado triste da adolescente bulímica, ela deseja agora ser normal. Sem estereótipos, angústias ou padrões distorcidos. Ela é agora uma típica jovem roqueira e feliz! Thanx God!

Pesquisando o Belo


Gente,

tenho recebido muitos e-mails sobre pesquisas, teses e afins relacionados a Ditadura da Beleza, a Beleza Real etc... Por tanto, gostaria que se possível, as leitoras deste blog que tem conhecimento de trabalhos nestas áreas os indiquem pra mim. Quero montar um banco de dados sobre o assunto. Acho que temos muito para acrescentar umas as outras... para aprender, e principalmente incentivar, cada vez mais atitudes que promovam a auto-estima da mulher.

Falado?

Recadinho: a Manuzikah mandou email solicitando entrevista e não deixou endereço para replay. Escreve aí menina!

beijos, m.

6 de abr. de 2008

Tamanho GG


Recebi uma dica bem bacana de um site que faz vendas on line de lingerie de tamanhos GG. Os caras são de Curitiba e as peças parecem ser bem legais. Além disso, tem algumas dicas de moda que são meio óbvias, mas que sempre é bom lembrar:

A lingerie é uma peça fundamental, que deve ser bonita, bem colocada, mas não deve marcar. Por isso, todo cuidado:

Cores
Sob peças brancas ou muito claras a melhor cor é o chocolate.
Sob peças opacas, de cores mais fortes, pode-se usar qualquer cor, mas dê preferência a cor mais próxima da roupa. Sob uma blusa vermelha, por exemplo, prefira um sutiã da mesma cor.
Blusas ou calças pretas exigem lingerie preta. Especialmente se houver o risco de algum detalhe aparecer. Somente em casos de roupas em que a lingerie aparece propositadamente, pode-se usar outras cores ou estampas, mas preferencialmente com base em preto.

Calcinhas
O modelo da calcinha deve ser sempre adequado a peça que será usada por cima.
Se a calça tem cintura baixa, ou corte reto, que permite baixar na parte de trás quando senta ou abaixa, é preciso um modelo de calcinha também de cintura baixa. É muito deselegante que a calcinha apareça nestas situações. A Camomilah oferece vários modelos com esta característica. (Ex: DaliaII, Floral, Mariana).
Uma calça muito justa ou de tecido colante (cotton ou lycra) pede um modelo que não marque. Para quem gosta do fio-dental, é o ideal, mas quem prefere um modelo mais sóbrio, um caleçon fica muito bem.
Calças de cós alto, que estão na moda novamente, precisam de calcinha de cintura alta, para evitar um corte horizontal , especialmente para quem tem a barriguinha mais saliente.

Sutiãs
Saber usar o sutiã certo com a roupa certa não é fácil, é preciso ter muito cuidado. Hoje em dia é muito comum deixar que o sutiã apareça sob a roupa, mas nem sempre isto é conveniente. No trabalho e em ocasiões mais formais, isto não deve acontecer.
Sob roupa branca ou de cor muito clara, a cor chocolate é a ideal, porém, se preferir usar branco, que seja sem renda ou outros detalhes, para que não se destaque.
Sob roupa preta, o sutiã deverá ser sempre preto, mesmo que o tecido seja opaco. E especialmente se for um modelo de alças, ou cavado em que possa aparecer em algum movimento uma parte do mesmo. Num momento informal uma cor escura pode ser usada, porém nunca branco.
Alças de silicone estão descartadas. Além de machucarem os ombros, para seios fartos elas não tem resistência, e ficam extremamente deselegantes. Prefira um sutiã tomara-que-caia se você puder, ou então use alças a mostra na cor da roupa .
Seios grandes pedem um pouco de cuidado com alças muito finas ou tomara-que-caia, A Camomilah oferece um modelo para tamanhos até o 56. Porém deve ser usado com muito critério. Não fica bem você usar uma peça que te deixe desconfortável, e que precise ser ajustada constantemente. Por isso, se este é seu caso, use muito decote, costas a mostra e fendas nas laterais, mas evite alças finas e tomara-que-caia, Isto pode desvalorizar o seu corpo.

Tamanhos
O Brasil não tem uma legislação que padronize tamanho de roupas. E isto causa muitos embaraços e erros na hora de comprar e usar a roupa, a lingerie e a moda praia. É essencial que, na hora de escolher qualquer peça você tenha consciência de suas medidas. O número que aparece na etiqueta não é o que importa, e sim, se o tamanho está de acordo com suas medidas.
O tamanho do sutiã deve ser de forma que envolva todo o bojo. Sutiãs que "cortam" os seios pela metade desvalorizam as formas. Mesmo um seio muito bem formado, fica prejudicado se o sutiã não for adequado.
A calcinha também deve ser muito bem analisada. Como uma peça íntima, ela não deve interferir no visual. Calcinha apertada salienta as gordurinhas, e calcinha frouxa marca sob a roupa. O ideal é uma peça na medida, adequada a roupa que vai ser usada por cima, como já falamos anteriormente.

Dicas para melhor conservação de sua lingerie:
- Não use alvejantes com cloro;
- Não lave sua lingerie em água quente;
- Não seque em secadoras tipo "tambor";
- Não passe a ferro;
- Evite lavar junto com peças de tecido pesado (jeans, toalhas, etc.).

4 de abr. de 2008

Nunca perde a piada...


Preta Gil se empolgou em sua “Noite Preta” na quinta-feira no Espaço Laranja, em Laranjeiras, no Rio. O show teve direito até a beijo na boca - três! Em quem? Os músicos Sandra de Sá, Ana Carolina e Lulu Santos.
* Sem perder a piada, Preta brincou dizendo que existem milhares de tipos de mulher e ela é a “mulher rodízio”: tem carne para todo mundo. E dá-lhe beijinhos.

via Glamurama

2 de abr. de 2008

Sem Retoques



Uma notícia caiu como uma bomba hoje no mercado editorial europeu. Apartir de agora, os editores das revistas vão ter que segurar a mão nos retoques feitos nas imagens das celebridades.
Sendo assim, está restrito o uso do photoshop, uma vez que as alterações exageradas feitas com o programa gráfico promovem um padrão de beleza ultramagro que é irreal.

Ainda bem!!! Chega das mulheres quererem ser o que não existe!!!!

A função começou depois que um inquerito que apurava a saúde das modelos inglesas descobriu que as imagens das revistas e outdoors promoviam um ideal de beleza impossível de ser atingido e nada saudável.



Agora a assossiação dos editores de periódicos do UK está se mobilizando para que juntamente com a indústria da moda (empregadores de modelos) cheguem a um consenso de regras para apresentar ao governo inglês sobre o uso do photoshop.

E a coisa parece séria mesmo: O PPA, que representa cerca de 400 publicações inglesas, está promovendo grupos de discussão com os editores destes jornais e revistas para dicutir as restrições do uso de manipulação digital de imagens.
E nem as revistas mais bombadas estão fora dessa. Vogue, Elle, Hello! e Grazia estão entre os participantes da série de reuniões para decidir a melhor maneira de photoshopar sem alterar de mais as imagens.
O movoimento começou ontem depois que um especialista em disturbios alimentares alertou sobre as conseqüencias graves da obscessão pela magreza que a maioria das pessoas tem hoje em dia. Segundo o professor Janet Treasure, do Institute of Psychiatry at King's College de Londres, bulimia e dietas exageradas são conseqüencias de disturbio de comportamento e podem alterar permanentemente a maneira que o cerebro reage as "compensações".



Antes tarde do que nunca! Sabe aquelas bundas lisinhas que a gente tem que ver na capa das revistas de dietas? Aiii me poupe! É impossível uma mulher com curvas não ter uma celulite se quer, ainda mais se for fruto da geração Coca-Cola. Agora é esperar para o movimento se espelhar pelo mundo e quem sabe, chegar no Brasil! O meu vote eles já tem!
E vc, o que acha?

Recuperação



Uma das doenças mais preocupantes é a anorexia... Uma inglesinha consigui superar o problema e relalizar o sonho de ser mãe. A façanha só foi possível depois de 3 anos e dez dias de tratamentos. Hoje feliz Hayley Wilde, a mãe do pequeno Michael, só quer uma coisa: que ele cresça forte e feliz!
Anorexia na Gravidez
Para se ter uma criança saudável, uma mulher deve adquirir em média de 12 - 17 kg. Dizer isso para uma anoréctica é como dizer para uma mulher normal engordar 50 kg durante este período. Para mulheres que tem anorexia e que estão esperando bebê é bom que saibam que terão muita dificuldade para desenvolve-la e ainda mais concluí-la. Ciclos menstruais irregulares e ossos fracos fazem com que isso seja mais difícil de ser alcançado. Se estiver abaixo do peso normal de uma pessoa da sua idade e porte físico você e seu filho poderão estar em sérios apuros. Mulheres anorécticas apresentam altas taxas de aborto e podem, se conseguirem, dar a luz filhos prematuros, colocando-os sob um quadro com grandes riscos à saúde também. Todas as mulheres devem ser acompanhadas no pré-natal e aquelas que apresentam quadros de bulimia e anorexia nervosa necessitam de cuidados dobrados. Dentre os cuidados devemos dar atenção as vitaminas e exercícios mas apenas se receberem o aval do médico, para terem certeza que não irão sobrecarregar-se neste período.

Miss de Biquine


Eia a nossa heroina posando pela primeira vez de biquini para a revista Hello. Resolvida, ela diz que quer provar que é possível sim se ser bonita mesmo não usando manequim 34.
"O bonito é ser loira, magra e alta. Eu sou gordinha, morena e sou feliz!"
Viva ela!

1 de abr. de 2008

Quem somos e porque...


Paula Sibila, fodona em pesquisas de disturbio da beleza, me indicou o nome de Viviane Comozzato como sendo uma garota que teria escrito uma tese muito bacana sobre o preconceito nas redes de relacionamento como o Orkut. Tentei falar com ela mas não rolou... se alguém souber alguma info dela.. please, me passem! Beijão.


O inescapável consumo de si mesmo - pensando na fabricação dos sujeitos contemporâneos

Por Viviane Comozzato

Existe uma verdadeira indústria em torno da produção de corpos e de desejos sobre os corpos. Moda, estética, cirurgias, adereços e tatuagens são algumas das possíveis intervenções que demonstram o quanto o corpo vem sendo invadido, ressignificado e investigado
Que modos de estar sendo sujeito a sociedade contemporânea vem produzindo ao colocar determinados corpos como um objeto a ser incansavelmente buscado e desejado? Ora, a questão levantada, longe de ter uma resposta “única”, nos leva a discutir características do tempo presente que, inescapavelmente, nos atingem. Na contemporaneidade, o corpo tem sido alvo de inúmeros investimentos, tornando-se passível de várias intervenções, ou seja, modificações que o transformam, marcam, diferenciam. Existe uma verdadeira indústria em torno da produção de corpos e de desejos sobre os corpos. Moda, estética, cirurgias, adereços e tatuagens são algumas das possíveis intervenções que demonstram o quanto o corpo vem sendo invadido, ressignificado e investigado. Outro exemplo pode vir da percepção de que nos mais variados espaços sociais as discussões estabelecidas giram em torno de uma “preocupação consigo mesmo”, ou seja, os sujeitos contemporâneos são assolados por anseios que envolvem as suas vidas individuais através de aspectos relacionados ao corpo e aos modos de torná-lo mais desejado, sexy, bonito, jovial, produtivo.... Essas são preocupações que parecem balizar as relações dos sujeitos consigo mesmo e com os demais (em detrimento das questões de ordem mais coletiva). Com isso, os laços de união e afeto giram em torno de uma, ao menos suposta, superficialidade que invade todos os recantos de nossa existência, já que há sempre algo novo, ou um outro modo de parecer ser, a ser perseguido por sujeitos individuais. A fabricação constante de novos desejos a serem infinitamente buscados nos leva a pensar que num mundo das visibilidades, em que você só parece fazer sentido, existir, se está exposto, o corpo se torna um slogan e passaporte para a felicidade porque não é mais a “alma” que precisa ser trabalhada, melhorada, mas o corpo que, por ser visto, passa a necessitar de intervenções para ser melhor apreciado. Essa é uma tendência contemporânea − “transformar todas as partes do corpo em imagens de marca e num marketing privilegiado do eu. Por conseguinte, o desejo de investir nas imagens corporais torna-se proporcional à vontade de criar para si um corpo inteiramente pronto para ser filmado, fotografado, em suma, visto e admirado” (Sant’Ánna, 2002, p.106). Importante salientar, aqui, as transformações que vêm ocorrendo sobre o que significa cuidar de si, do “eu”. Michel Foucault demonstrou, no livro Hermenêutica do Sujeito (2004), as modificações, para os gregos, sobre o que é o si. Mostrou que em um determinado período, o eu era tido como a alma, e por isso cuidar de si era ocupar-se com a própria alma, tendo como finalidade qualificá-la a fim de poder governar os outros, a cidade. Já nos séculos I e II d.C, cuidar de si passou a ser cuidar tanto da alma quanto do corpo, pois ambos estariam conectados e tendo a mesma importância. Queremos, no entanto, nos situar no tempo presente − será que a “alma” importa atualmente? Tudo indica que para muitas pessoas não, que o que mais importa é o corpo, pois cuidar deste novo “templo” seria, de acordo com Sant’Anna (2002), a melhor forma de cuidar de si mesmo, de afirmar-se e ser feliz. Isso evidencia a generalização do corpo como o lugar privilegiado do “cuidado de si”, pois em nosso tempo o corpo vem se tornando central e serve como um novo marcador social. As questões levantadas são importantes para mostrar que não consumimos apenas os objetos em sua materialidade. Mesmo quando compramos tinturas para cabelo, roupas da moda, acessórios, adereços, fazemos tatuagens, colocamos piercings, adquirimos produtos light e diet, entre outras coisas, estamos, no limite, consumindo nosso próprio corpo. Estamos, irremediavelmente, enredados nas tramas que nos “habilitam” para o consumo de tudo, inclusive de nós. Engana-se quem pensa, portanto, que há somente objetos materiais a serem consumidos, produtos que movimentam capitalísticamente o mundo. Mais do que a moderna separação entre “um sujeito consumidor e um objeto consumido” (Homem, 2003, p.03), notamos que nos atuais tempos o próprio sujeito se torna um objeto de consumo, aperfeiçoando-se continuamente e respondendo afirmativamente aos apelos e desejos que são, infinitamente, criados pela sociedade do espetáculo e do consumo. Nesse sentido, vale a pena deixar ressoar... infinitamente... a pergunta: “como estamos nos transformando no que somos”