Cientistas americanos advertem: comer em frente a TV faz (muito) mal à saúde e à estética corporalRecentemente divulgado pelo instituto americano Smell and Taste Treatment Research Foundation, com sede em Chicago, EUA, um estudo comprova que pessoas que se alimentam enquanto assistem aos programas de TV ingerem mais calorias do que o necessário.Segundo o doutor Alan Hirsch, que explorou o impacto do aroma, gosto e do comportamento de voluntários enquanto assistiam programas de TV e consumiam batatas fritas, existe um aumento na ingestão de comida que pode variar entre 42% até 44% acima do normal.
No Brasil, Flávio Guerra, médico endocrinologista do Hospital Santa Paula, de São Paulo, acredita que o estudo americano comprova que, para não engordar, a pessoa deve fazer suas refeições longe do aparelho de TV. “Quando concentrada no programa que está sendo apresentado, a pessoa normalmente perde a consciência do volume ingerido, julgando que comeu pouco. É nesse ponto que ocorre a superalimentação (overfeeding) e o ganho de peso”.
Além disso, o especialista alerta para o bizarro: quando a pessoa está entretida com um programa de TV, ela sequer sente o gosto ou o aroma do alimento. “Devido à interação com o programa televisivo, ocorre uma alteração do ritmo respiratório, comprometendo a mastigação. É comum o telespectador engolir muito ar enquanto come assistindo TV. O ideal, então, é seguir uma dieta equilibrada, evitando se alimentar fora de hora e fazendo as refeições em locais onde não há aparelhos de TV ligados”.Resultado: comer com a TV ligada engorda, e o sobrepeso pode causar uma série de problemas de saúde, muitos dos quais podem levar o indivíduo ao falecimento precoce.
Quer se livrar do problema com bom humor e ainda assim ficar na moda? Então acesse o website do projeto TV Kills, que oferece camisetas divertidíssimas, todas com uma mensagem explícita: a TV mata.
Por André Rodrigues - SPFW
Nenhum comentário:
Postar um comentário