Dizem que a melhor dieta é comer devagar. Dizem mesmo que é por isso que tem mais gente obesa nas grandes cidades frenéticas do que nas pequenas e modorrentas cidades do interior, onde as pessoas ainda têm tempo para se reunir em volta da mesa e, juntas, transformarem a comida num evento, o comer, numa celebração da vida!
Depois de fazer dieta anos a fio, minha tendência é concordar. Comer devagar, faz a gente comer pouco, aprender a saborear os alimentos nos faz amantes naturais da boa mesa, dos ingredientes de qualidade, da comida bem feita, com capricho e carinho...Não é à toa que Nigella Lawson, belíssima autora de livros de nomes inspirados como How to be a domestic goddess, com todas as receitas de bolos e bolinhos que você pode imaginar, diz que ninguém precisa realmente aprender a cozinhar, precisa, antes, aprender a comer...
Para começar, vale uma visita ao site do Slow Food, o movimento que começou na Itália e espalhou-se pelo mundo para divulgar a idéia de que comida é cultura, comer devagar é comer bem e escolher cuidadosamente os ingredientes mais puros e mais próximos do local onde são produzidos é sinal de sabedoria. No conjunto, um jeito mais calmo de viver...por que não?