1 de out. de 2007

Mia!!!!!!




Tinha visto uma matéria no Terra e não acreditei! Essa campanha é um verdadeiro absurdo...
Durante a Fashion Week Italiana essa campanha tomou as ruas de Milão na semana passada e provocou polêmica e muita discussão.
Confesso que fiquei confusa, inicialmente, com o que parecia uma campanha educativa. Apesar de me sentir incomodada pela imagem tão forte, achei que, eventualmente, poderia ter um efeito de "aviso" para as meninas que não têm anorexia, mas gostariam de ter.
Acontece que, a tal campanha tem como objetivo, na verdade, promover uma linha de roupas Nolita e aí eu acho que isso é pura exploração da imagem da anorexia em busca de lucro. Ainda que tenha o slogan "No Anorexia", no fundo, o objetivo é o mesmo de qualquer Prada e feito de uma forma ainda mais cruel.
A presidenta da Associação Italiana de Estudos da Anorexia, Fabiola De Clercq, disse que a modelo da foto devia era estar no hospital e que a campanha é inútil e perigosa. Segundo ela, "glorifica a mulher que está doente e pode levar outras a ficar ainda mais doentiamente magra, como forma de buscar a mesma atenção".

Isabelle Caro, francesa, tem 27 anos e sofre com anorexia desde os 13. Pesa 31 quilos. Googlando um pouco, encontrei o blog da modelo e as suas fotos são impressionantes. Em uma delas alguém deixou o comentário "você está maravilhosa"... realmente, colocar uma mulher seriamente doente como essa em destaque não vai ajudar em nada, que não seja a glamourizar ainda mais esse distúrbio pavoroso....
Mais uma vez, o mundo da moda faz das suas... mas, sabe como é, segundo a "genial" Gisele, a culpa é das famílias. Então tá.
Mas fiquei curiosa pra saber o que vocês acham... essa campanha pode ter algum efeito positivo ou é apenas exploração?
Atualização:
Prefeita de Milão manda retirar fotos de campanha publicitária contra a anorexia.