8 de jan. de 2008

De volta!


Gente acabei me estendendo nas férias das festas de final de ano e só voltei ao blog hoje!

Enfim... tava precisada, sabe?

Mas chega de lero lero. Vamos lá!


E olha só a beleza real aí gente:


Dove leva auto-estima para salas de aula
Ateliês de artes plásticas, corporais e literárias são as ferramentas utilizadas no Projeto Real Beleza

Para dar continuidade ao trabalho que Dove vem realizando em todo o mundo ao abordar a beleza de uma maneira mais ampla, a marca lança o Projeto Real Beleza.

O objetivo principal do projeto é fortalecer a auto-estima de crianças e adolescentes ao provocar questionamentos com relação ao conceito que têm de beleza e, por conseqüência, estimular mudanças em suas atitudes para que, com isso, se tornem adultos mais confiantes e preparados.

A iniciativa, que ocorre em seis escolas públicas do Estado de São Paulo, é composta por ateliês, nos quais os participantes são estimulados a refletir sobre o conceito de beleza e auto-estima por meio de diferentes linguagens - artes corporais, plásticas e literárias.

Para garantir resultados efetivos, o projeto adotou como premissa a participação de quatro públicos: os alunos, os familiares, os professores e o entorno escolar. A cada semestre, cerca de 600 alunos, do Ensino Fundamental I (3ª e 4ª séries) e Ensino Fundamental II (5ª a 8ª série), participam de quatro horas semanais de atividades. Cada aluno escolheu o ateliê do qual participa e tem um acompanhamento da sua evolução.

O projeto faz parte do Programa Dove pela Auto-Estima, que surgiu após os resultados apresentados pela pesquisa "Além dos Estereótipos", feita pela marca em 2005.

Envolvendo 3200 mulheres e meninas, de 15 a 64 anos, em 10 países, essa pesquisa revelou que a visão distorcida de beleza começa ainda na infância e que uma visão democrática de beleza é fundamental para o desenvolvimento da auto-estima. Outro dado apontado é o de que uma baixa auto-estima é responsável, também, por um comportamento de insegurança, capaz de fazer com que a pessoa deixe de emitir uma opinião em público, de ir a uma entrevista de emprego, à escola, ao trabalho ou até de realizar atividades de lazer.

O programa foi concebido para atuar de forma efetiva durante a infância e a adolescência, principal período no desenvolvimento da auto-estima. No Brasil, contempla diversas iniciativas, como workshops, ativações em pontos de venda e o filme Little Girls, além do Projeto Real Beleza, que conta com o investimento de R$ 2 milhões.

Na avaliação do psicólogo Marco Antonio de Tommaso "o projeto permitirá que, por meio do desenvolvimento adequado da auto-estima, o aluno formule sua própria referência de beleza, desvinculada de padrões e estereótipos".
Diretrizes Educacionais

Os ateliês se pautam por diretrizes criadas a pedido de Dove pelo Núcleo de Projetos do Instituto Sidarta. As referências adotadas para o projeto foram: o Relatório da UNESCO para a Educação do Séc. XXI, a Teoria das Múltiplas Inteligências (Howard Gardner - Harvard) e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs).

Segundo Claudia Siqueira, coordenadora geral do Núcleo de Projetos do Instituto Sidarta, o Projeto Real Beleza tem como compromisso ampliar o repertório de crianças e adolescentes em relação ao conceito de beleza e auto-estima, para que desta forma possam estabelecer uma relação mais consciente e positiva com sua auto-imagem. Os professores vão participar de formações (40 horas distribuídas por ano) com o conteúdo do projeto e serão capazes de dividi-lo com suas classes. Além disso, deverão desenvolver, ao longo do ano, com os alunos que não participam dos ateliês, pelo menos quatro atividades, com o objetivo de também aproximá-los do tema, seja por meio de leituras, montagem de peças ou exibição de filmes seguida de debates. Essas ações serão realizadas com a parceria da coordenação do projeto e atingirão outras 5800 crianças. Além disso, a cada dois meses, workshops e palestras serão organizados pelos alunos participantes para apresentar aos familiares e a comunidade.

O projeto conta com um plano de pesquisas desenvolvido, em parceria com Dove, pela Ipsos (empresa de pesquisas) que irá monitorar a sua evolução e avaliará de que forma as crianças foram impactadas, o progresso que tiveram e os resultados obtidos com a ação. Esse trabalho será feito também com a participação do Grupo de Estudos em Nutrição e Transtornos Alimentares (Genta) e do psicólogo Marco Antonio de Tommaso, consultor para o Projeto Real Beleza.

Informações sobre os parceiros do projeto

Instituto Sidarta - Organização sem fins lucrativos que tem por objetivo colaborar para a melhora dos níveis educacionais no país.
Marco Antonio de Tommaso - Psicólogo e psicoterapeuta, especializado em auto-estima relacionada à imagem corporal.

GENTA - Grupo de estudos formado por nutricionistas com experiência em tratamento e pesquisa sobre a imagem corporal.
Dove e a Real Beleza

O trabalho de Dove envolvendo uma abordagem diferenciada com relação à beleza começou, no Brasil, em 1992, com campanhas que traziam mulheres reais em testemunhais.
O segundo passo da marca foi buscar entender mais sobre como as mulheres viam sua própria beleza. Para isso, foi realizada, em 2004, uma pesquisa global, em 10 países, com 3.200 mulheres de 18 a 64 anos. O resultado, alarmante, mostrava como as mulheres estavam insatisfeitas com a própria beleza e com os padrões estabelecidos pela mídia. Apenas 2% delas, por exemplo, se consideravam belas.
Desde então, diversas campanhas da marca trazem mulheres que representam a diversidade de formas, tamanhos e idades, com o objetivo de despertar a discussão sobre o tema.
Em 2005, Dove foi mais a fundo para desvendar o início do problema e realizou uma segunda pesquisa, que incluiu adolescentes entre as entrevistadas, e concluiu, com base nos resultados, que a visão distorcida de beleza começa desde cedo e que as mulheres traçam uma relação direta entre o que elas vêem no espelho e sua auto-estima.
Com esses estudos, a marca vem trabalhando para que a concepção de beleza seja ampliada além dos atuais padrões. Hoje, o Programa Dove pela auto-estima inaugura uma nova fase para a marca que contribui com ações efetivas para que mais mulheres se sintam bonitas todos os dias.