28 de jan. de 2008

Não acreditei!



Alguém viu a capa da revista Flash da semana passada? Aquela que comparava Preta Gil com Sabrina Sato? A foto de capa, de péssimo gosto, exibia Preta e Sabrina de biquini dividindo um chuveiro em Ipanema na beira da praia. A primeira de costas e gurducha, a segunda de frente linda e gostosa. A tal imagem já deu o que falar. Rafaela Fisher, filha de Vera e ex-gorducha, chegou até a mandar um texto revoltado paara a coluna Gente Boa do jornal o Globo. De nada adiantou... O desrespeito continua no ar. O preconceito também. Estar ou ser fora de padrão no Brasil ainda vai gerar muita polêmica. Ainda mais num país onde as bandeiras contra o preconceito nunca são astiadas! Aqui ser ou estar fora de padrão é motivo de chacota e oportunismo para veículos que supostamente deveriam ser sérios. Um absurdo total! Mau gosto é a palavra para uma revista que ousa publicar uma foto dessas na capa! Parabéns Rafaela pela coragem e pela indignação. Parabéns Preta pela autenticidade.
Depois publico a imagem... Acho que Preta raspou da internet as fotos...
Se alguém tiver, me mande por favor. Recebi! E está publicada! Valeu Mazzeo!
Aí, entrei no blog da Preta para ver se ela tinha falado sobre o assunto... E olha o texto ótimo que encontrei:
ANO NOVO PRETA NOVA!!!!!!!
Caros e queridos amigos de Blog, quando que eu imaginei que uma ida minha a praia como tantas outras iria render tanto assunto?????No mesmo dia que fui a praia e tomei um caldo , saíram fotos hilárias na internet, e o caldo virou assunto da semana. A principio os noticiários eram a respeito do caldo e levei na esportiva pois de fato foi muito engraçado na hora o caldo. Como já contei aqui pra vocês . Logo na semana seguinte saíram as revistas semanais, quase todas deram destaque para o Famoso Caldo na Praia, e uma única revista deu ênfase ao meu corpo.Tenho 33 anos , um filho de 13 anos e muita consciência de quem sou. Não sou magra, não sou gorda, tenho celulites e estrias, amo meu peito , odeio minha perna, acho minha bunda gostosa mesmo com celulites, detesto meu braço, tenho sorte de ser mulata e não ser tão flácida, enfim isso é o que eu sinto a respeito do meu corpo. Eu sou feliz e infeliz assim, vivo normalmente me acho uma mulher linda de verdade, tenho minhas crises e assim vou vivendo como TODA MULHER !!!!!!!!!!!!Vou a praia normalmente pois me assumo me aceito e me gosto do jeito que sou. Tenho vontade de ser uma mulher melhor, pra isso gostaria de fazer aula de violão, estudar inglês, fazer ginástica, levar meu filho no maracanã, falar todos os dias com a minha mãe, e sei que farei todas essas coisas e muitas outras.Sempre fui consciente das minhas atitudes e nesses 5 anos de carreira paguei e pago um preço alto por elas. Mas acho que chegamos num momento decisivo.Desde o inicio convivo com todas as gozações comigo, vi quase todas as charges e sacanagens ao meu respeito, de algumas dei muita risada outras ignorei algumas me magoaram, mas fui levando e percebi que falar de mim tinha virado moda. Muitas coisas ao meu respeito foram ditas muitas foram inventadas outras eu mesma disse, e assim se criou um mito ao meu respeito. Uma das revistas semanais estampou na capa uma foto minha junto com a Sabrina Sato que foi comigo na praia com os dizeres PRETA GIL E SABRINA SATO EXIBEM SEUS CONTRASTES NA PRAIA, com uma plaquinha de VOU em cima da Sabrina e de NÃO VOU em cima de mim. A matéria basicamente falava da diferença entre o meu corpo e o da Sabrina.A capa foi sensacionalista mas o titulo não me ofendeu pois de fato existem muitos contrastes entre eu e a Sabrina, já o Vou ou Não vou é questionável, mas enfim.Meus amigos acham que eu tenho que processar a revista mas de fato a matéria não me ofendeu pois sou aquilo que esta ali nas fotos e me assumo assim.Já um jornalista de um site pegou mais pesado me chamou de Baleia e etc..... é esse me ofendeu muito é resolvi processá-lo.A Rafaela Fisher fofa, uma menina que é amiga de muitos amigos meus , que nem amiga minha é, comprou minha briga por causa da capa da Flash e escreveu uma carta pra uma coluna de um renomado jornal carioca, expressando sua indignação com o pré conceito que ela sentiu com a capa da revista. Basicamente ela condena esse padrão de beleza da magreza.Eu não preciso escrever e nem falar mais uma vez o que penso sobre isso.A única coisa que quero dizer e escrever daqui pra frente é que as pessoas me RESPEITEM não irei mas aturar piadas que tenha como intenção me diminuir pelo fato de não fazer parte dos padrões de beleza impostos pela mídia de consumo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!Não irei mais tolerar piadas de mau gosto me chamando de gorda ou algo parecido,Acho um desrespeito não só comigo mas com todas as mulheres brasileiras que de fato não são magrasssssssssss, é um afronte a auto estima das mulheres eu continuar sendo foco dessas piadas!Hoje o Pânico fez uma matéria mais uma vez ironizando o meu caldo e de maneira explicita me chamando de gorda, em outros tempos poderia ter achado graça, mas eles me pegaram num momento onde minha tolerância esta baixa!!!!!!!!!
Enfim é o que tem pra hoje!!!!!!!!! Meu advogado vai ter bastante trabalho daqui pra frente!!!!!!!!!!!!
Mil beijosPreta
Adoroooooo!
O que vcs acham dessa polêmica toda, hem?
beijos, m.

5 comentários:

m disse...

Pois então serei a primeira a comentar. Mauren, você não me conhece, na verdade até fomos colegas na PUC, mas a questão é que me sinto no direito de comentar por sentir na pele diretamente o tema em questão.

Fui "gordinha" minha vida toda, passei a maior parte da minha existência envolvida em regimes, exercícios físicos, médicos, nutricionistas, acupunturistas e o caralha a quatro (desculpa o palavrão no teu Blog). Nunca consegui emagrecer com isso. NUNCA. Sempre me achei linda e tenho consciência de que o sou, mas com o passar dos anos o excesso de peso passou a ser mais importante do que a Marcia - pra mim e para outros, meus amigos, parentes, minha mãe inclusive. Investi anos em terapia só pra resolver esta maldita questão, até que entreguei os pontos e resolvi fazer uma cirurgia de redução de estômago que por MUITA SORTE foi exemplar. Emagreci 54kg. Minha vida mudou? Pior é que não! Eu continuo com os mesmos medos, as mesmas qualidades, os mesmos defeitos, os mesmos sonhos. A única coisa que mudou foi a visão DOS OUTROS sobre mim.
Eu não sou uma pessoa magra agora, passados 2 anos da minha cirurgia, e tenho consciência que jamais serei uma Sabrina Sato de corpo. E prefiro mil vezes ser identificada com pessoas como tu e a Preta Gil, gente de opinião formada, personalidade marcante e que conquistou seu espaço nessa selva através do que são e não apenas como mais um pedaço de carne.

A mídia bate na tecla contra o preconceito racial, mas não se importa de ser a fomentadora de outro preconceito: contra o gordo (seja ele obeso ou apenas mulheres fora do padrão - convenhamos que homens fora do padrão de corpo não são um problema). Uma pessoa acima do peso ser motivo de chacota em comerciais, novelas e programinhas humorísticos de qualidade duvidosa, tudo bem, afinal de contas "é um sem-vergonha mesmo, não emagrece porque é preguiçoso, guloso, mau-caráter". Eu tenho convicção de que além dos problemas básicos que enfrentei referentes à estética (roupas legais, namorados e infinitas cifras gastas na busca pela solução) eu sofri muito preconceito também. Preconceito na hora de conseguir emprego, por exemplo.

Hoje quando as pessoas vêm me parabenizar por ter emagrecido eu digo que na verdade eu entreguei os pontos, pois quem me emagreceu foi um cirurgião. Me sinto fisicamente bem por ter emagrecido, mas a sensação é de que era infinitamente mais heroína antes, quando tinha que lutar muito por um espaço ao sol.

Anônimo disse...

Vivemos num mundo onde o padrão de beleza e a ditadura da magreza vale mais que a essência e carater da pessoa. A Preta está certa em dar um basta nisso. Falarem que ela é alto astral, bem humorada e inteligente não falam, mas para criticar os "quilos a mais" dela, isso eles sabem, realmente, aonde vamos parar?

Liz / Falando de tudo! disse...

Oi linda, to a fim de comentar no meu blog também sobre essa "capa infeliz", mas queria publicar a foto que infelizmente nao tô achando na internet!
Adorei teu espaço, vou te linkar, pois quero sempre voltar aki! posso?
Boa semana

Anônimo disse...

Genteee!
Tô gorda,ou melhor,sempre fui gorda...emagreço e engordo,engordo e emagreço...Tipo sanfona,sabem?!Pois é,as vezes fico muito infeliz de ter o corpo assim,as vezes acho tá bem é assim e pronto e as vezes gosto muito....Nunca vou ser uma "Gisele"(nem perto),mas tenho minhas qualidades!Meu marido me ama,meus filhos idem e sou feliz e curto a vida assim,as vezes gorda e as vezes mais magra.E a vida continua....
Maurenzoca kisses
Lu

Breno Deffanti disse...

cara maureen,
quanto mais a sério levarmos essas publicações, piores elas serão