22 de mar. de 2007

Perigosamente Lisa


Dona de casa morre após fazer escova progressiva

Hoje pela manhã me deparei com esta manchete no Jornal Zero Hora!
Claro que eu sei que o formol não faz bem pra saúde... etc e tal. Entretanto, é inegável a difereça que fez na vida de milhares de mulheres a adorada escova progressiva. Eu, ao menos, sou uma outra pessoa depois dela. AEP/DEP TOTAL!!!! Não fico mais tensa quando tenho compromissos de última hora, não gasto horas com secadores e salões de beleza e, pricipalmente, não durmo mais como princesa e acordo com cara de rei leão!












olha eu aí em cima crespa, crespa e sem progressiva!

Momentos...

Depois da minha cirurgia no estomago, fiquei com o corpinho ótimo e o cabelo péssimo. Naquele tempo, foi como se tivesse dado a louca no meu metablismo. Meus cabelos literalmente despencavam cabeça abaixo, era uma peruca perdidada por banho tomado. Me sentia a última das criaturas... Como sempre tive uma cabeleira do tipo ótemaaaaaaaa, não podia acreditar no que estava acontecendo. O cabelo foi ficando fininho, pouquinho e ruim. E eu, triste e deprimida. Aí veio a solução: durante cinco anos usei o tal do Mega Hair pra dar volume, esconder as falhas e recuperar a auto-estima. Deu certo!

Eu e minha mãe no auge do MEGA!!!!!!!

Passada a sindrome de gostosa das oito, porque vamos combinar, né, todas essas atrizes usam cabelo fake! Todas as que tem cabelão, pode estar certa: usam Mega!!!!!!! Não vejo problema, assumo que usava e que gostava. O que não dá, é pra ficar em casa assistindo TV e sonhando com os cachos da Winits ou da Lima e achando que elas nasceram abençoadas por Deus e você não. Elas usam, e acredito, devem adorar também. Mas atenção: as mechas podem cair. Com mega isso é muito comum. Quando ainda usava os meus tufos loiros, um deles caiu em pleno saguão do Festival de Cinema de Gramado. Empurrei, discretamente, pro lado com o pé... naquela noite dei muita risada do ocorrido, mas não me livrei do mico!!!! Emfim, se você quiser cabelão de barbie instantâneo, se toca pra um salão e coloca os seus. Se alguém notar a diferença e pergutar se são seus de verdade, faça como eu fazia: São sim e eu paguei bem caro por eles! Fim de conversa.

Mas voltando à progressiva.. fui falando e me passei. Depois de tirar o Mega, o que salvou o meu cabelo foi a progressiva. Comecei fazendo Mega e escova progressiva com a Cris do Phoenix, guria descolada que sempre está de olho nas novas tecnicas capilares. Hoje - foto aí do perfil- só quem toca no meu cabelo é a Giovana do Studio A em Porto Alegre. Meu cabelo é outro. A cor é mais natural, o fio mais sedoso, estou sempre lisa e o comprimento muito mais generoso. Enfim, se a tal dona de casa morreu mesmo de progressiva, foi uma fatalidade e um amadorismo de quem fez. Tenha sempre uma pessoa competente para cuidar do seu cabelo. Aí, tenho certeza que não vai acontecer nada além de você ficar lisa e linda!

Segue matéria:

Polícia acredita que formol misturado a cremes foi responsável pela morte da mulher em salão de Goiânia

A promessa de cabelos lisos pode ter causado a morte da dona de casa Maria Eni da Silva, 33 anos, três dias após aplicar formol misturado a cremes no cabelo, pelo método da escova progressiva. A mistura alisante foi aplicada em um salão de beleza da cidade de Porangatu, a 426 quilômetros de Goiânia (GO). Segundo parentes da vítima e a Polícia Civil, bastou uma aplicação para a mistura fazer estragos no couro cabeludo. - O irmão dela disse no depoimento que, antes de ser internada, Maria Eni sentiu coceiras, depois fortes dores de cabeça e falta de ar. Há indicações de manifestações alérgicas e mesmo de intoxicação, mas desconhecemos a causa da morte - disse a delegada Cinthia Costa, que investiga o caso. Ontem, a delegada recolheu amostras dos produtos para análises, mas ainda depende de laudo cadavérico, do Instituto Médico-Legal (IML), para tocar as investigações. Segundo o irmão de Maria Eni, o policial militar Valdivino Silva, antes de morrer surgiram caroços na cabeça dela. A mistura de formol com cremes é aplicada em diversos salões de cabeleireiros e é popular em todo o país. Segundo a delegada, a fórmula, contida num pequeno frasco, cujo nome ela não quis divulgar, é facilmente comprada por R$ 49 e serve para até cinco aplicações, feitas no espaço de 15 dias cada uma. - Eu mesma estive até pensando em fazê-la, mas desisti por achar desnecessário, na semana passada - comentou Cinthia. A polícia recolheu frascos semelhantes ao que foi usado no cabelo de Maria Eni, no salão onde a escova foi realizada. Os produtos foram encaminhados ao Instituto de Criminalística, em Goiânia. A dona do salão, chamada Elza, e a filha Leila, devem se apresentar na próxima semana para prestar depoimento. A polícia acredita que o produto tenha uma alta taxa de formol, em torno de 20%. Em 2001, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária determinou que os cosméticos utilizados para alisamento poderiam ter até 0,2% de formol em sua composição.

DICAS:
Ter cabelos mais lisos e com menos volume é o sonho de muitas mulheres. Por isso, a escova gradativa - também chamada de progressiva - é tão popular nos salões de beleza.
Antes de se submeter às técnicas de alisamento, é necessário tomar alguns cuidados. O uso de produtos com alta concentração de formol é proibido, segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
A assessoria da Anvisa informa que os cabeleireiros só podem usar produtos que contenham, no máximo, 0,2% de formol. Nessa quantidade, a substância é usada como conservante.
A exposição excessiva ao formol provoca alergia na pele, irritação nos olhos, queimaduras das vias respiratórias e, a longo prazo, pode causar câncer.
O dermatologista Valcinir Bedin, presidente da Sociedade Brasileira de Estudos do Cabelo, diz que as mulheres interessadas em alisar os cabelos não devem fazer o procedimento em casa.
O médico orienta as mulheres a avisarem os cabeleireiros se sentirem irritação nos olhos e nas vias respiratórias

Nenhum comentário: