13 de abr. de 2007

Ame-o ou deixe-o


Hoje tinha um recado maldoso no meu Orkut: Você tá gorda! - dizia a pessoa com ares de deboche. Na hora me deu aquela sensação estranha que sempre dá quando a gente se sente ofendida. Não que eu me ache magra. Até porque no meu caso, estou e sempre estive fora das medidas ideais e nunca experimentei a sensação de ser magra de verdade. Já estive mais magra do que hoje e mais gorda também. Essa pessoa não disse nenhuma mentira. Mas também não sou burra pra saber o que queria quando fez tal afirmação. Uma amiga muito querida, daquelas que gasta horas a analisando a vida e suas possibilidades, sempre me chamou a atenção para o que representa realmente estar magra nos dias de hoje. Analisada até de mais, ela sempre se refere ao jogo como sendo a vida. E, neste casso de peso, se fazer ou não parte deste game.

O preconceito é uma maneira de lavar a alma dos problemáticos e transferir para o outro a raiva ou a frustração de se ser o que se é. Olha, se fosse fácil eu seria uma Gisele. Iria ganhar um barril de dinheiro, ter todos os homens, casas, roupas, jóias e portas abertas que eu quisesse. Mas não é assim. Ninguém é gordo porque quer, ninguém tem cabelo ruim porque quer, ninguém é baixo porque quer, ENFIM ninguém é FORA DE PADRÃO PORQUE QUER. É e ponto.

Estar ou não no padrão é uma questão MUITO MAIS de espírito do que de medidas. Tem gente que é feia pra dedeu que se acha linda de morrer. Segurança e auto–estima não se compra, se nasce com eles. Assim como a capacidade que temos de amar e sermos amadas.

A aceitação do que somos passa por esta estrada. Recebi um e-mail emocionado de uma garota em busca da aceitação do eu e dos outros. Dizia assim:

Mauren,

Acabei de instalar a inter em minha residência e também acabo deachar o teu site.Gostaria de receber algumas dicas tuas: sou advogada, gordinha(80 kg) e tenho 1,55cm. Ou seja, estou fora dos padrões do mercado de trabalho.Presto serviços para uma empresa onde o meu chefe já me chamou para conversarsobre meu visual. Como tive dois filhos seguidos (estão com 2 e 5 anos) estoucom barriga e acima do peso. E tenho uma enorme dificuldade de me produzir.Entende, estou num ponto onde o problema não é propriamente dinheiro paracomprar roupa, mas sim o que comprar. Você pode me mandar algumas dicas delugares que além de venderem a roupa, dão dicas para as pessoas gordinhas?Agradeço a atenção.Bom trabalho.Claudia

Não disse? Aceitação! Como não sou expert no assunto, respondi da melhor forma possível.
R: E aí minha amiga é força na peruca e grampo no aplique!!! Nada de roupas estampadas, volumosas ou chamativas. Pelo o que saquei, o seu ambiente de trabalho deve ser bem careta. Camisas e blusas de cores discretas para compor figurino sempre com calça retas e casaco nas cores preto e azul marinho. Escolha modelos que alongam você. Saiba mostrar as suas qualidades e atenuar os defeitinhos. Depois de produzida, sorriso no rosto, alto astral e vamos lá! Com você, ninguém vai poder!
Sorte!Beijos, mauren

Nenhum comentário: