5 de mai. de 2008

MULHERES DO BRASIL


O avesso da mulher nota 10
Este foi o tema do debate que o projeto Mulheres do Brasil promoveu na véspera do Dia Internacional da Mulher.

O projeto é muito bacana... dá pra dar uma passada no site e ver o que foi discutido por lá. Nas revistas de abril da editora abril vc pode rencontar o encarte do projeto...


Por Mônica Nunes



Este mês, uma publicação pra lá de especial marca o terceiro ano do projeto Mulheres do Brasil, lançado em 2006 (por iniciativa da Claudia) e presenteia as assinantes das revistas citadas (no caso da Bons Fluídos, o encarte é feito em abril). "Recheado" de deliciosas reportagens, ele conta histórias de mulheres que têm "coragem e tenacidade, intenção e ação, audácia e destemor", como bem diz Márcia Neder, diretora de redação da revista Claudia, em sua apresentação. Anônimas ou não, elas são de diferentes regiões brasileiras e têm diferentes estilos de vida. Mas têm, em comum, o espírito empreendedor, incansável e destemido, acreditam em seus sonhos e transformam a vida ao seu redor.
Mas as ações do projeto, como todo ano, não se limitam a essa publicação, que vale a pena devorar. Mulheres do Brasil ainda promove um superdebate cujo tema é "O Avesso da Mulher Nota 10" e está marcado para amanhã, 7 de março, em São Paulo. O encontro reunirá a atriz Heloísa Périssé, o psiquiatra e psicoterapeuta Eduardo Santos e a antropóloga Mirian Goldenberg, mediados por Márcia Neder, e pretende discutir se a mulher atual está disposta a seguir o modelo de perfeição imposto, que exige dela um nível de excelência em todas as atividades que exerce.
Os melhores momentos desse debate serão editados e publicados no hotsite do projeto. Ele ainda traz todas as reportagens do encarte e uma seleção das principais reportagens sobre os dilemas femininos publicadas na revista Claudia, entre fevereiro de 2006 e dezembro de 2007. Trata-se, como está escrito no site, de "um painel que ajuda a entender as mulheres hoje". E ainda: enquetes, guia de livros, indicação de sistes e de músicas.

UM POUCO DE HISTÓRIA

Mulheres do Brasil surgiu, em 2006, a partir do apoio - por meio de merchandising - a um longa-metragem brasileiro homônimo. O filme, da diretora Malu de Martino, conta histórias e dilemas de cinco mulheres com perfis bastante distintos e de diferentes regiões do Brasil. A partir daí, o projeto foi formatado para compor um suplemento especial, que seria publicado no mês de março, e também um debate, realizado no Dia Internacional da Mulher para discutir "O novo movimento das mulheres".
Esse primeiro encontro reuniu Dulce Critelli, professora titular de Filosofia da PUC-SP e coordenadora do Existentia - Centro de Orientação e Estudos da Condição Humana; Lídia Aratangy - psicóloga, terapeuta de casais e autora de livros sobre a dinâmica dos afetos; e Mario Sergio Cortella - filósofo, doutor em educação e professor-titular da PUC-SP.
Em 2007, o tema escolhido - "Conexões Femininas" - foi debatido por Iêda Novaes - especialista em coaching e eleita a executiva mais influente do Brasil em 2006; Suely Rolnik - psicanalista, professora e autora de livros; e o filósofo Mario Sergio Cortella, doutor em educação e professor-titular da PUC-SP.

Nenhum comentário: