6 de mai. de 2007
Essa é uma das campanhas mais geniais e mais corajosas que já vi.
Muitas culturas ainda tratam a mulher com desprezo. O machismo não só deprecia a mulher, como afeta diretamente na auto-estima de muitas de nós. Achei este post num blog e não resisti. Olhem que bacana esta campanha espanhola.
Um cartão foi distribuído, em Barcelona, com a foto de uma mulher nua deitada. No local da vagina tem o texto: "Molhe o dedo e esfregue aqui, se quiser saber o que sentem milhões de mulheres". Ao contato com a humidade, uma tinta especial aparece e lá está escrito: "NADA".
Além de ser uma idéia muito criativa, a campanha tem uma abordagem direta e exclusiva da questão do prazer feminino. Geralmente quando se fala de mutilação vaginal, fala-se nos riscos de infecção e morte, a privação do prazer é uma consequência mencionada apenas secundariamente. Com essa campanha, a AMAM - Asociación de Mujeres Antimutilación - lembra a brutalidade que é extirpar o direito da mulher ao prazer.
A AMAM informa, ainda, que dois milhões de meninas por ano - cerca de 6.000 por dia - ainda passam pela prática de mutilação genital, no mundo.
Ela é mais comum em 27 países da África Subsahariana, entre eles Etiópia, Quênia, Nigéria, Somalia e Sudão, onde acontecem 75% de todos os casos (em países como Somalia Yibuti, 98% das meninas estão mutiladas) e também é prática em alguns países da Ásia. Atualmente, existem mais de 100 milhões de mulheres que tiveram os órgãos genitais total ou parcialmente extirpados quando eram pequenas.
Com a presença de muitos imigrantes desses países na Europa, isso passa a ser um problema muito próximo para continuar a ser ignorado. Os pais aproveitam as férias escolares para viajar, com a família, aos países de origem, onde as meninas são mutiladas.
Por isso, na Espanha e na Suécia, uma lei permite punir os pais que autorizam a mutilação genital feminina - mesmo se feita em outros países - se eles são cidadãos que residem na Espanha ou Suécia.
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