9 de mai. de 2007

Somos o que comemos


Pesquisando na web sobre auto estima, encontrei um documento interessantíssimo. O relatório "Food for Thought - Substance Abuse and Eating Disorders", do "National Center on Addiction and Substance Abuse", sediado na Columbia University.

Ele está sendo considerado o trabalho mais importante já feito sobre o assunto e que estabelece, claramente a relação direta entre o abuso de drogas e álcool e as desordens alimentares. Isso já podíamos imginar, mas eles dão os números (todos relacionaos aos EUA, claro).

Segundo eles, quem faz dieta, pode ter até 5 vezes mais risco de abusar de alcool e drogas ilícitas. Quanto mais severa a dieta que se faz, maior o risco de ser também consumidor de álcool, e outras drogas ilícitas.

Porque 90 a 95% das pessoas com anorexia e 80% com bulimia são mulheres, o estudo concentra-se no caso das meninas.

Segundo o relatório, mesmo meninas entre 10 e 14 anos que afirmaram estar fazendo dieta no mês anterior, ainda que não evidenciem nenhuma patologia, têm quatro vezes mais risco de se tornar fumantes, por exemplo, que as que nunca fizeram dieta.

Traduzi alguns dados encontrados nesse relatório, que devem servir de alerta pra todos nós que convivemos com adolescentes (podem ser filhas, primas, sobrinhas, netas, amigas...)

Até 50% das pessoas, com desordem alimentar, abusam de álcool e drogas ilícitas.

Indivíduos que têm um comportamento obssessivo de controle de peso costumam ter mais tendência a consumir substâncias tais como cafeína, tabaco, álcool, cocaína, heroína e medicamentos supressores de apetite, diuréticos ou laxantes, como forma de controlar a fome.


A cafeína é usada para aliviar a fome e aumentar a energia. Pessoas com desordem alimentar também consomem grandes quantidades de refrigerantes que têm cafeína.


Pessoas com desordem alimentar costumam fumar para suprimir o apetite e proporcionar uma satisfação oral, que substitua a comida.


O abuso do álcool é comum em pessoas com desordem alimentar, principalmente bulimia. Mulheres bulímicas que são dependentes de álcool têm uma taxa muito maior de tentativas de suicídio, ansiedade, desordem de personalidade e dependência de outras substâncias, que as que não são dependentes de álcool.

Nenhum comentário: