22 de mai. de 2007

Os mitos da alimentação


Hoje em dia é difícil alguém que não está de dieta ou que não controla a alimentação. A correria do dia-a-dia nos aproxima do fast food e coloca nossa saúde em dia. Muitas vezes ouvimos falar que um determinado alimento é mais calórico do que outro e acabamos seguindo, mesmo sem saber se é verdade ou mentira.

Pegamos 5 mitos da alimentação para dizer o que tem ou não sentido na informação que recebemos.

O azeite de oliva é menos calórico do que a manteiga. Ambos têm cerca de 40 kcal em uma colher de chá. Porém o azeite é muito mais saudável e tem componentes que fazem bem a saúde.

Dizer que as vitaminas são energéticas é outra confusão. A função delas é oferecer substâncias que ajudam nas defesas do corpo. O que nos traz energia são as calorias presentes nas gorduras, nas proteínas e nos carboidratos. O erro pode ser proveniente da ação do complexo B, pois essas vitaminas têm um papel importante nas reações químicas que fazem os alimentos liberarem energia.

Fazer jejum ajuda a limpar o corpo, eliminar impurezas e toxinas. Não há nada que prove essa afirmação. Nosso corpo processa os alimentos e remove toxinas, como a amônia, naturalmente. O jejum de um dia não chega a ser perigoso, mas também não é saudável. Jejuns prolongados são prejudiciais, pois geram desidratação, diminuem a pressão arterial, criam irregularidades nos batimentos cardíacos e podem desintegrar músculos e órgãos. Pessoas com problemas cardíacos, diabetes e com problemas renais não podem fazer jejum nem por um dia.

Para emagrecer basta comer menos. Ok, tem um certo sentido, mas não é totalmente verdadeiro. O importante de uma dieta para perder peso é saber o número de calorias e a quantidade de gorduras que está ingerindo. Em alguns casos é melhor comer mais frutas do que um pequeno pedaço de chocolate, por exemplo.

Tem gente que nasce para ser gorda. A herança genética influencia sim no tamanho e na forma do nosso corpo, mas isso não quer dizer que quem herda o gene da obesidade será gordo. A obesidade não é algo definitivo como a cor dos olhos, do cabelo ou da pele. Todos estão propícios a aumentar de peso, basta que a pessoa ingera mais calorias do que queima.

via blackblog!

Nenhum comentário: